.: Lua, de Luana

Uma mulher que gosta de viajar e, principalmente, conhecer lugares & pessoas.
"Lua vai dizer" foi inspirada na música de Katinguelê, a "Lua vaaai iluminar os pensamentos dela". Sendo assim, pretendo iluminar os caminhos de vocês. Boa viagem! :)

domingo, 2 de julho de 2017

Morro de São Paulo - Bahia

QUANDO FUI
Abril/2017, no feriado de 1º de maio, dia do trabalhador. A ida foi meio nervosa, pois fui numa sexta, dia de paralisação nacional, com greve de ônibus, metroviários e possivelmente aeroviários. Deu tudo certo, avião decolou!

Entrada de Morro de São Paulo. Depois desse portal, uma ladeira! Te prepara!

COMO FUI: avião Recife-Salvador. Dormi no aeroporto para pegar o transfer para Morro ás 05h30  no aeroporto mesmo. Fechei o transfer pela Zulu Turismo e pelo que percebi o valor é bem tabelado entre as empresas. Na ida fiz o transfer semi-terrestre, que consiste em barco até a ilha Itaparica + 2 horas de ônibus até Valença + 25 minutos de lancha até Morro. Tem gente que faz esse transfer separado sem ir por agência e acredito que em grupo valha a pena. Chegando em Itaparica dá pra fretar um táxi ou pegar uma Van até Valença. De Valença a Morro a lancha custa uns 12 reais por pessoa. Na volta de Morro optamos pelo transfer de catamarã, pra ver como era. Aconselho, mais que aconselho, que se você tem facilidade de enjoo não pegue esse transfer. O catamarã balança muito e o tempo todo, pois pega o alto mar. Em dia de chuva então, nem pensar! 
Segunda praia

MORRO DE SÃO PAULO NÃO É SÃO PAULO, hahaha. Morro faz parte de um conjunto de  vilas/ilha que compõem a grande ilha/cidade Cairu, entre elas Morro, Gamboa e Boipeba. Morro de São Paulo é mais conhecida porque lá se concentra praticamente toda a parte turística, sejam pousadas, praias mais famosas, restaurantes maravilhosos e badalação. A vila é tão fofa e aconchegante que lá não tem carro, só bicicleta e carro de mão. Por sinal, o táxi de lá é o carro de mão, onde o "motorista" leva as malas dos turistas até as hospedagens.

Terceira praia
ONDE FICAMOS: a grande surpresa no começo da viagem, descoberta pelas minhas amigas que chegaram um dia antes de mim, foi que a nossa pousada estava em Gamboa e não em Morro. OI? Quando reservamos pelo Booking.com procuramos "pousadas em Morro", mas lá no endereço tinha escrito Cairu. Pra gente era tudo uma coisa só e na hora do vamuvê foi que descobrimos que não! :O Passada! Então já fica a dica: vejam bem quando forem reservar a hospedagem de vocês. Se tiver "Primeira praia", "Segunda praia" e "Terceira praia" é certeza que é em Morro e com ótima localização, no centro mesmo da vila. Gamboa é uma vila de pescadores e local de moradia de praticamente todos os trabalhadores de Morro, super calma, bom pra descansar. De Gamboa a Morro sempre pegamos um barco (R$4 reais por trecho com duração de 10 minutos), mas tem opção da trilha que só tem acesso em maré baixa (e de dia, por favor).    

Vista na Toca do Morcego
O QUE FAZER: aproveitei o feriado do trabalhador (1º de maio) e passei 3 dias lá. Considero o tempo suficiente para curtir tudo e já ~morrer~ de saudade de lá. Como disse acima, pequei o transfer no sábado de manhã e já fui direto pra Morro, de mala e cuia (já que a pousada era em Gamboa). Deixei a mala na agência e fui curtir com as meninas a segunda praia que na minha opinião é a melhor da vila. Tem vista pra tirolesa, tem coqueiro, tem restaurante muito legal, bom atendimento e água rasa e morna. Preciso de algo mais depois que uma chegada cansativa? A tarde passeamos pela vila e fomos ver o famoso pôr-do-sol na Toca do Morcego, um restaurante lá no alto do Morro com vista linda para o mar. A tarde estava nublada, mas não tirou o charme e o aconchego do lugar, com música agradável e comida gostosa, favorecendo boas conversas e risadas. Lá pelas 22h voltamos a Gamboa.

Piscinas naturais em Moreré. O paraíso também é aqui :)

VOLTA A ILHA
Lindo desse jeito, mas se chama rio do Inferno
Se nada der certo vendo caipirinha, rs
No meu segundo dia fizemos o famoso passeio de Volta a ilha. Saímos de Morro de lancha em direção a primeira parada nos arrecifes-piscinas naturais de Moreré e outro lugar lá que não lembro o nome, hahaha. Só sei que é beleza, paraíso e vida de "se fui pobre não me lembro" logo de cara! As lanchas levam em torno de 12 pessoas e foi um bom momento pra gente fazer novas amizades, afinal, você passa o dia todo com aquele grupo de pessoas. Não basta a água morna e transparente, tem restaurante flutuante !sim! pra quem quer tomar uma cerva e comer lambreta (mexilhão na língua da gente) em alto mar. Perto da hora do almoço paramos na ilha de Boipeba, paraíso repleto de coqueiros e mar aberto. Pegamos uma trilha pequena (10 reais por pessoa) e no caminho conhecemos o Museu de Ossos, com carcaça de tartaruga e dentes de tubarão. Depois da leve caminhada descansar e almoçar à beira do rio tornou a viagem ainda mais linda. Subimos o rio do Inferno - tem esse nome porque muitas embarcações encalhavam e afundavam nele - de lancha em direção a parte histórica de Cairu e no caminho tem uma parada no bar flutuante para comer ostra (pra quem gosta) e tomar uma deliciosa caipirosca de cajá (ou alguma fruta que você preferir). Conhecemos também o convento Santo Antônio que tem como frei um pernambucano super simpático. Pra fechar o passeio, um belíssimo pôr-do-sol seguindo o horizonte e as águas do rio.

"E a tarde se desfez na linha do horizonte..."

Museu dos ossos

Ostra, olha a ostra!
À noite a pedida é jantar na vila de Morro e dar um passeio por lá mesmo. Dependendo da temporada às noites têm festas na boates de lá, mas a disposição era pouca e o enfado de praia era muito pra farrear, rsrs. Como último dia, ficamos pela vila de Morro e curtindo um pouco mais a segunda praia. No meio da tarde pegamos o catamarã para retornar a Salvador. Como tinha dito, eu passei 2 dias e meio e deu pra ver o principal de lá. Faltou apenas subir até o farol - que dá acesso a vista mais famosa de Morro, vendo a tirolesa chegar ao mar e conhecer o banho de argila que fica entre Gamboa e Morro.

Ah, coisa boa é viajar...
Gostaram? Um abraço maior que a altura da tirolesa de Morro e um beijo mais gostoso que banho de mar pra vocês :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário