.: Lua, de Luana

Uma mulher que gosta de viajar e, principalmente, conhecer lugares & pessoas.
"Lua vai dizer" foi inspirada na música de Katinguelê, a "Lua vaaai iluminar os pensamentos dela". Sendo assim, pretendo iluminar os caminhos de vocês. Boa viagem! :)

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Foz do Rio São Francisco - Alagoas


"Riacho do navio corre pro Pajeú. O rio Pajeú vai despejar no São Francisco. E o rio São Francisco vai bater no 'mei' do mar, la iá la iá la iá la iá iá. O rio São Francisco vai bater no meio do mar". Eu amo Luiz Gonzaga pela força que ele teve pra enfrentar os obstáculos da vida e amo mais ainda a forma como ele tratou o Nordeste. Sua música é referência mundial e suas letras são verdadeiras crônicas sociais... 

"Sem rádio e sem notícia das terras 'civilizada'"

Ouvir "Riacho do navio" no São João me fez lembrar de uma "viagem surpresa" à foz do rio São Francisco, divisa de Alagoas com Sergipe.
"e o rio São Francisco...

Praia do Gunga
COMO FUI: de carro até Piaçabuçu, pegando a via litorânea de Maceió. Este caminho vale a pena pela linda paisagem de praia, podendo parar até na praia do Gunga pra tirar a famosa foto dos coqueiros. Você pode pegar o barco até a foz indo também por Penedo/Alagoas.  

Chegando em Piaçabuçu várias agências fazem o passeio de barco até a foz. O valor varia muito, mas fica em torno de 80, 100 reais por pessoa. É caro se comparado a outros passeios que já fiz pelo Brasil, mas pra conhecer ao menos uma vez vale a pena. Sabe-se lá quando você volta...
... vai batê no mei do má"

Piscina natural
O passeio dura em torno de 1h30 e chegando lá tem parada para banho no próprio rio. Além disso você pode caminhar pelas dunas até chegar no mar (na maré cheia o barco não consegue parar muito próximo). Em alguns pontos da duna forma pequenas piscinas naturais com água da chuva armazenada. A caminhada é longa, cansa as pernas, mas o visual vai ficando mais bonito. Fui no mês de Outubro, então o dia de sol geralmente é comum nessa época.

Um pôr-do-sol desse é só gratidão <3 
O visual do encontro do rio com o mar sempre acho deslumbrante. É nela que vemos a força da natureza e a beleza divina que perde de vista. Mais uma paisagem do meu Nordeste que marcou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário