"Riacho do navio corre pro Pajeú. O rio Pajeú vai despejar no São Francisco. E o rio São Francisco vai bater no 'mei' do mar, la iá la iá la iá la iá iá. O rio São Francisco vai bater no meio do mar". Eu amo Luiz Gonzaga pela força que ele teve pra enfrentar os obstáculos da vida e amo mais ainda a forma como ele tratou o Nordeste. Sua música é referência mundial e suas letras são verdadeiras crônicas sociais...
"Sem rádio e sem notícia das terras 'civilizada'" |
Ouvir "Riacho do navio" no São João me fez lembrar de uma "viagem surpresa" à foz do rio São Francisco, divisa de Alagoas com Sergipe.
Praia do Gunga |
COMO FUI: de carro até Piaçabuçu, pegando a via litorânea de Maceió. Este caminho vale a pena pela linda paisagem de praia, podendo parar até na praia do Gunga pra tirar a famosa foto dos coqueiros. Você pode pegar o barco até a foz indo também por Penedo/Alagoas.
Chegando em Piaçabuçu várias agências fazem o passeio de barco até a foz. O valor varia muito, mas fica em torno de 80, 100 reais por pessoa. É caro se comparado a outros passeios que já fiz pelo Brasil, mas pra conhecer ao menos uma vez vale a pena. Sabe-se lá quando você volta...
... vai batê no mei do má" |
Piscina natural |
O passeio dura em torno de 1h30 e chegando lá tem parada para banho no próprio rio. Além disso você pode caminhar pelas dunas até chegar no mar (na maré cheia o barco não consegue parar muito próximo). Em alguns pontos da duna forma pequenas piscinas naturais com água da chuva armazenada. A caminhada é longa, cansa as pernas, mas o visual vai ficando mais bonito. Fui no mês de Outubro, então o dia de sol geralmente é comum nessa época.
Um pôr-do-sol desse é só gratidão <3 |
O visual do encontro do rio com o mar sempre acho deslumbrante. É nela que vemos a força da natureza e a beleza divina que perde de vista. Mais uma paisagem do meu Nordeste que marcou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário